sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vão fazer churrasco do gaúcho, tchê!


Esse não é um texto de revolta inconseqüente pela eliminação Brasileira. É apenas uma reflexão com um teor de desabafo de uma patriota que se sente ferida por mais uma ausência do hexa verde-amarelo nesta copa.

A equipe dos sonhos: Dunga geriu a equipe dos sonhos, doe em quem doer. Vencemos tudo o que apareceu pela frente, e nosso coach deu um show de sobriedade, responsabilidade e muita coesão. E fez tudo isso sem precisar fazer “tipo” em frente às câmeras, o que fez inflamar os calos de muitos repórteres, principalmente a Globo. O time que foi representar o Brasil neste ano mostrou uma coesão lindíssima, os jogadores não se mostravam egoístas, e davam um show de coleguismo e fairplay em campo. Mas as dificuldades chegaram, e ficamos pelo meio do caminho.

Não quero aqui falar sobre minha suposição de que a Fifa manipula os resultados da Copa, ou que a Nike manipula a Fifa, que manipula os resultados. Vamos deixar de lado esta face obscura da Copa do Mundo, e vamos falar do “dia após a eliminação”. Se com a seleção ganhando, a mídia já depenava o Dunga, perdendo, eu acredito que teremos churrasquinho de gaúcho ao vivo para todo o Brasil. Estava garantido desde quando começou a Copa, quem seria nosso “judas” (ou nossos, pois creio que o Felipe Melo ainda vai ser muito massacrado nesses próximos dias). Na verdade, acredito que muito brasileiro de meia tigela está neste momento derramando vinagrete em cima do churrasco do coitado do Dunga. Colunas ácidas, reportagens acusadoras, argumentos esdrúxulos sobre um cara que simplesmente mostrou que quem manda na seleção não é a mídia, muito menos a egocêntrica TV Globo.

É uma pena, mas agora, com a fatal eliminação Brasileira, Dunga vai ser alvo de todos os xingamentos possíveis. Os acusadores agora irão "lavar a alma". Parece que já estou escutando o Tadeu Schimidt fazendo aquelas crônicas para livrar a careca de seu amigo Alex Scobar - que tinha ido pra roleta naquela polêmica coletiva do Dunga. Já estou escutando os comentários arbitrários, escandalosos e ultrajantes do Datena sobre o quanto Dunga é culpado, culpado, culpado. É bem provável que ele declare morte ao gaúcho, ao vivo e em rede nacional.

É triste ter que perder quando poderíamos ter ganho. Mas esporte é assim mesmo. Teorias conspiratórias a parte, o Brasil tem quatro anos para enfim conseguir a sexta estrela em casa em 2014. E este título eles irão ter que arrancar do coração de cada um dos 180 mil brasileiros, que em solo pátrio, irão entrar em campo junto com a seleção em cada partida do Brasil, para defender nossa honra e nosso sexto título.

Vamos lá Brasil, por mais 04 anos, rumo ao Hexa.


Aldrêycka Albquerque

Nenhum comentário: