sábado, 4 de maio de 2013

[RESENHA] - O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern



Primeiro YA (young adult) da Cecelia Ahern que leio. Na verdade nem sei se ela tem outro livro do mesmo estilo (jovem adulto), mas confesso que não fiquei nada feliz ao descobrir que a protagonista desta história tinha apenas dezessete anos. Okay, colocando meu preconceito pelas histórias adolescentes, esse é um enredo da Ahern, então nunca é ruim.

Como já se fala pelo mercado literário, Ahern é considerada a escritora dos contos de fada modernos. Excluindo-se daí o exagero, é muito legal encontrar uma pitadinha de fantasia nas histórias dela. Lembrando que até o momento eu só li dois livros da autora, o primeiro A Vez da Minha Vida, enredo adulto excelente, e a leitura antes dessa agora, As Suas Lembranças São Minhas, também enredo sensacional. Assim, minha dica para você que prefere heroínas adultas, é deixar O Livro do Amanhã no final da lista dos Must-Have da Cecelia Ahern. Tsc, tsc, tsc.

Dito isso, vamos comentar um pouco sobre o enredo deste livro. Garota adolescente patricinha se vê perdida quando todos os seus bens são confiscados após as finanças da família quebrarem e seu pai ainda por cima, se suicida. A garota, Tamara, é a típica adolescente revolts que começa a entender a si mesma e assim tentar mudar - e amadurecer. A pitada de fantasia deste livro é que a garota encontra numa livraria intinerante um diário "mágico" em branco, que depois de estar em sua posse, ele todos os dias é magicamente preenchido pela versão dela "no futuro". Dessa forma, ela todos os dias consegue ler o que acontecerá com sua vida no dia seguinte, e cabe a ela fazer tudo igual ou mudar alguma coisa. Por isso a referência ao título "O livro do Amanhã". Apesar de ser uma história adolescente, Ahern como sempre traz mistério e uma sequência de acontecimentos que não vai deixar você largar o livro.

Só um comentário que gostaria de registrar, é que você não se engane com as quase 370 páginas desse livro. A editora caprichou no espaçamento e na tipografia tamanho 22 (hahahaha) e por isso o livro parece maior do que é. Com uma formatação comum, acredito que ele não passaria de 260 páginas. Então, apesar de grosso, você vai ler rapidinho.

Fica a dica! A história é super gostosa de ler.

Abraço! E até a próxima, folks!

QUOTES:

"Ninguém que fala tão pouco é tão simples quanto pensamos. Não dizer quase nada exige muito, porque quando você não está falando, está pensando."

"Nada tem a ver com religião, nada tem a ver com estabilidade emocional, mas tem tudo a ver com o instinto natural da mente humana, que consiste em ter esperança além de toda a esperança."


Aldrêycka Albuquerque

Nenhum comentário: