domingo, 26 de outubro de 2008

05 Razões Para Se Visitar RECIFE/PE

Recife


Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco. Foi fundado no ano de 1537 e é a mais antiga das capitais brasileiras. Segundo os estudiosos, a palavra ‘arrecife’ é a forma antiga do vocábulo ‘recife’ e que ambos procedem do árabe, ‘ar-raçif’, que significa calçada, caminho pavimentado, linha de escolhos, dique, paredão, muralha, cais, molhe. Às margens do oceano Atlântico, Recife tem uma área de 217,494 km² e uma população de 1,55 milhão de pessoas (ou 3,73 milhões, contando a área metropolitana). Em recente estudo do IBGE, Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população.



01. A beleza

Recife é uma capital bonita. Com todas aquelas pontes à noite iluminadas, prédios antigos disputam espaço com construções hi-tech. Povo sorridente, falador; Comércio a mil; Sotaque gostoso. O rio que pela manhã parece ter a cor do sol, ele doura, é lindo! As flores que nascem às margens do meu Capibaribe só enchem meus olhos de cores. As casinhas coloridas da Rua da Aurora, os monumentos em pedra de grandes figuras recifenses, como Capiba, João Cabral de Melo Neto, Manoel Bandeira, Clarice Lispector e Carlos Pena Filho se incorporaram na paisagem pra recifense e turista ver. Meu Recife é belo, vale a pena conhecer.




02. As praias


Pensou em Recife, pensou em água. Se não for as águas do rio Capibaribe, são das inúmeras praias que o margeiam. As praias têm águas mornas e são freqüentadas por inúmeros turistas durante todos os meses do ano. Litoral Norte ou Sul, é só escolher. Mergulho, surf, balada, dependendo do que você esteja procurando, Recife te dá inúmeras opções. Tem a Praia de Boa Viagem, Piedade, se quiser ir mais pro sul, tem o Cabo de Santo Agostinho e a badalada praia de Porto de Galinhas, se quiser ir pro norte, tem a praia de Carne de Vaca, Ponta de Pedra e ainda a Ilha de Itamaracá. Sem contar com a magnífica Fernando de Noronha, um espetáculo a parte que eu digo com todas as letras: é ilha de meu Pernambuco! Pertinho de Recife.


03. Os sítios históricos


Temos o Palácio Campo das Princesas, no Bairro de Santo Antônio, onde agora é a sede do governo. A Praça da República, que está situada no local do antigo Campo de honra da província. Também temos o teatro Santa Isabel, do século XIX e o Palácio da Justiça, todos estes localizados no Bairro de Santo Antônio. Na antiga Casa de Detenção, que funcionou até o ano de 1973, encontramos instalada hoje a Casa da Cultura, espaço comercial e cultural, com lojas de artesanato, banco (câmbio), galerias de arte e área para apresentações do folclore regional. Bem próxima está a antiga Estação Central do Recife (1888), onde estão instalados o Museu do Trem e a Estação Terminal do Metrô. Além destes locais interessantes, encontramos também muitas Igrejas seculares, como a Capela Dourada (Capela da Ordem Terceira de São Francisco) edificada no período de 1696 a 1724. A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, que foi edificada no ano de 1687 e 1767, em local onde existiu o palácio da Boa Vista, do Conde alemão João Maurício de Nassau, governador do Brasil Holandês. Ainda tem o imperdível Forte das Cinco Pontas, o Pátio de São Pedro, e não muito longe, o Mercado de São José. Ou, você pode escolher visitar o Observatório Cultural Malakoff, que se encontra na Torre Malakoff, funcionam uma biblioteca virtual, um sistema de informações culturais e o observatório astronômico. Outras construções antigas a serem visitadas: O Teatro Apolo, do século XIX; A Igreja Madre de Deus, do século XVIII e a Rua do Bom Jesus, chamada no século XVII de ‘Rua dos Judeus’, o Forte do Brum (1631) e o Museu Militar.




04. O povo e a música
Povo de sotaque arrastado, gostoso, que pode falar Récife, Ricife, Rêcife. Que não tá nem aí se p correto é falar “no Recife”, só fala “em Recife”. Que tem palavras estranhíssimas como muriçoca, malabanhado, fedorento, boizinho, maloqueiro... e por aí vai. Que pode não gostar, pode até nem saber dançar, mas defende o frevo com unhas e dentes. Não só o frevo, mas o maracatu, o forró e todos os ritmos tipicamente recifenses. Além de figurões da música popular recifense, que com todo respeito a Capiba e a outros mestres do frevo e afins, no quadro atual da musicalidade de Recife, “fazem bonito”. São eles: Lenine, Otto, Mundo Livre S/A, Cordel do Fogo Encantado, e tatos outros, que fazem a noite do Recife Antigo “bombar”.



05. O carnaval

Por último, mas não menos importante, temos nosso famoso carnaval. Pra quem gosta de frevo no pé, ou apenas da folia, nosso carnaval é a pedida! Carnaval de rua (os blocos), com bonecos, com bandas, nas ladeiras ou nas pontes. É só escolher o que você quer, Recife tem carnaval pra todos os gostos. E falando de carnaval, não podemos deixar de falar do Galo da Madrugada, bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José. É considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2006 o número de foliões que seguiu o bloco pelas ruas do centro de Recife foi maior que um milhão e meio de pessoas, o que supera a população inteira da própria cidade (1.422.000 habitantes, segundo último censo do IBGE). Sem contar com os carnavais alternativos, que ocorrem no Recife antigo, bandas de rock ou de música clássica, pra agradar todos os gostos. Ou seja, gosta de folia? Recife é a sua melhor escolha!






Esse MEME foi criado por mim, com o acampanhamento e apoio da minha amiga Elly. A idéia é passar para 05 pessoas e conhecer 05 novas cidades. É necessário que cada um dê sua opinião, não tem graça copiar e colar os textos, pelo menos alguma coisa tem que ser da sua autoria. Pois queremos ver a cidade pelos olhos de um morador. Ok? Mãos à obra? Passo esse meme para:

1 - Elly

2 - Gury

3 - Anna O.

4 - Dandara

5 - Marionete (novata! uhuul!)




Eis o selinho do MEME:








6 comentários:

Anna Oh! disse...

Olhaaaa, eu amei esse Meme! Apesar de morar em São Bernardo, e detestar, vou fazer sobre Sampa, o.k.???


Bjões

Anônimo disse...

Acho Recife liiindo e tenho um grande amigo que mora lá e que sempre que pode me convida a conhecer os encantos do local.
Pena que é longe, né? Ainda vou viajar bastante por esse Brasilzão!

Beijocas
Saudade!
www.lizziepohlmann.com

Raphaela Cavalheiro disse...

Menina, me quebrasse as pernas.. sou de Recife, morei a vida quase toda em Salvador, depois alguns meses em Fortal, depois 2 anos em Maceió e tô há 3 anos em Floripa.. tem certeza de que quer que eu faça isso? huahauhauah Ainda tô descobrindo essa ilha linda, mas mesmo assim, obrigada pela lembrança.. vou me esforçar pra fazer algo legal, tá?

E sim.. Recife tem miiiiiiiiiiiil motivos para se conhecer.. huahauahua

Beijão!!

Flá Costa * disse...

Dreycka, eu sou fenomenalmente apaixonada por Recife!
Já passei duas viradas de ano nessa cidade maravilhosa, e tenho que concordar que mais do que a beleza da praia, o povo de Recife é a melhor parte.

oxe que saudade da terrinha!

=]

Anônimo disse...

ahh..nina seu post ficou lindddoo
o meu ta uma bagunça pénse...tentei repostar pq deixei o maior espaçamento lá, mais naum consegui..srs ..
olha nina eu to planejando ficar de ferias em fevereiro...ahahaha
sabe pronde eu irei....pro carnaval dai.. pra cidadeq que e maravilhosa...srsr pense se deus claro que permitir!!!
xeroooo fofix!!

MäRiäh disse...

oi moça odorei o post ..dez,ñ sei se é porque é minha cidade natal..mais focou bom..adorei seu blog querida..parabêns.bj